Conheça os sistemas de transmissão mais comuns que equipam as motos! Confira a vantagem e desvantagem de cada um destes sistemas!
Os sistemas de transmissões são os responsáveis por transmitir o torque e rotação gerado no motor para as rodas.
Assim como nos carros, as motos possuem diferentes sistemas de transmissão, cada um deles com suas vantagens e desvantagens.
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As principais formas de transmissão encontradas em motos atualmente são via corrente (forma mais comum de transmissão encontrada), correia (similar a corrente) e eixo cardã (herdada das tecnologias desenvolvidas para automóveis) cada uma delas tem seus pontos fortes e negativos que serão apresentados abaixo.
Corrente
A transmissão por corrente é a mais comum encontrada em motos, composta por duas engrenagens dentadas (coroa e pinhão), de material metálico termicamente tratado, e por uma corrente que faz a ligação entre as duas engrenagens, este é um dos sistemas de transmissão mais baratos encontrados em motos.

Fonte: Pinterest
Os principais atrativos da transmissão por corrente são, com certeza, o baixo custo do conjunto, baixo custo da mão de obra na hora da revisão e a alta eficiência do sistema que tem uma perda de potência de apenas 5 a 10%.

Fonte: Best Riders
Apesar de todas as vantagens, a vida útil deste kit é muito baixa, costuma variar de 25.000 km a 35.000 km, mesmo seguindo as indicações dos fabricantes para aproveitar o máximo possível da transmissão por corrente.
Vantagens
- Baixo custo de aquisição
- Baixo custo de mão de obra e manutenção
- Alto rendimento
- Fácil de encontrar no mercado
Desvantagens
- Baixa durabilidade
- Exige muitas manutenções
- Alto nível de ruído
- Acumula muita sujeira
Coreia Dentada
Assim como na corrente, este sistema utiliza o mesmo princípio apresentado anteriormente, com duas polias no lugar do pinhão e coroa e uma correia polimérica dentada no lugar da corrente, surgiu assim a transmissão via correia dentada.

Fonte: RD Pnorthernalbania
Os principais atrativos desta tecnologia são o baixo ruído que o sistema apresenta durante o seu trabalho e sua vida útil que pode passar dos 100.000 km tornando este o sistema que mais recebe manutenções antes de ser substituído, se comparado aos outros dois.

Fonte: Wallcoo
Apesar das qualidades, a transmissão por correia tem um baixo rendimento, a potência perdida neste tipo de transmissão varia de 10 a 15%, números muito altos para motos que querem entregar torque e potência.
Vantagens
- Sistema leve
- Baixa manutenção
- Baixo ruído
- Alta durabilidade
Desvantagens
- Alto custo de reposição
- Manutenção complicada e exige mão de obra especializada
- Alta temperatura em elevadas rotações (baixo rendimento)
- Baixo rendimento
Eixo-Cardã
Esta tecnologia foi adaptada para as motos a partir dos sistemas usados em automóveis. Assim como nas transmissões para o eixo traseiro dos carros e transmissão de caminhões, o eixo cardã nas motos, possuem o mesmo princípio de funcionamento, porém tudo isso tem seu custo.

Fonte: Blog da Infomoto
O principal atrativo desta tecnologia é o sistema livre de manutenção que só é realizada conforme estipulado no manual do proprietário, por vezes, ficando anos sem ser aberta, realizando uma troca de óleo nos primeiros 1.000 km, e após isso somente vide manual.

Fonte: Zombdrive
Apesar de não ser necessário revisões constantes, este sistema é robusto e pesado para motos, dificultando uma simples troca de pneu caso necessário (exige mão de obra especializada) além deste fato, a transmissão por eixo cardã possui o menor rendimento entre os três abordados na matéria, com uma perda de potência de 15 a 20%.
Vantagens
- Sistema limpo (carcaça protege os componentes)
- Baixo ruído
- Alta durabilidade
- Sistema suave (poucos trancos)
- Livre de manutenção
Desvantagens
- Alto custo de reposição
- Manutenção exige mão de obra especializada
- Baixo rendimento
- Dificuldade na troca de pneu
Confira nos vídeos abaixo a diferença entre cada um dos sistemas de transmissão das motos.
Auto Esporte – Motos, corrente vs correia vs cardã do canal HorsePowerBrasil
Corrente, correia ou cardã, qual e o melhor? Prós e contras de cada kit do canal Pimenta na Moto
Crédito da foto de capa: Pexels
Créditos da matéria: Moto
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