Ruído pela manhã ao ligar o motor EP6 THP pode ser indício de um problema no cabeçote. Veja como solucionar!
O motor THP EP6 é um dos motores mais famosos da atualidade, ele é utilizado pelas montadoras: Citroën, Peugeot e Mini. Hoje ele é um dos motores com grande apelo para performance economia.
A construção robusta com injeção direta de combustível, corrente de comando de válvulas e turbocompressor, garantem seu desempenho. Porém, como todo motor moderno, possui seus segredos na hora da manutenção.
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Em diversos casos, os carros equipados com o THP vem apresentado um barulho estranho, que é percebido na primeira partida do carro e mais atenuado ainda em períodos matinais.

Fonte: Carros IG
Na maioria das vezes, o barulho é proveniente do cilindro tensionador da corrente de comando. Quando o motor está frio, a pressão do óleo dentro dele ainda não está de acordo para o funcionamento, demorando para carregar e tensionar a corrente totalmente, ocasionando assim um “chiado” que reduz a medida em que o motor aquece completamente.
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Após chegar à temperatura ideal de trabalho do cilindro, o barulho muitas vezes desaparece, pois a corrente é tensionada da forma correta.
Nesse caso, a troca do cilindro tensionador resolverá o problema, porém, dependendo do estado de conservação e da quilometragem do carro, é indicado a troca completa do kit de corrente de comando.
Acompanhe mais sobre o diagnóstico deste tipo de problema no vídeo a seguir.
Troca da corrente de distribuição do motor Peugeot 308 do canal Andercar SERVICE
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Créditos da foto de capa: divulgação Citroën
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