Controle de Estabilidade: Como Funciona? Ajuda Mesmo?

Controle de Estabilidade

Veja como funciona o Controle de Estabilidade ESP.

Eletronic Stability Program, ou ESP, quando detecta a partir de seus sensores algum desvio na trajetória do volante, o Controle Eletrônico de Estabilidade aciona os freios individualmente por meio de atuadores hidráulicos.

Além disso, o sistema verifica outros parâmetros como a rpm do motor e a velocidade do carro e o recoloca na trajetória.

Os sensores enviam inúmeros parâmetros por segundo e por isso a central eletrônica do controle de estabilidade que os recebe, consegue detectar imediatamente qualquer anormalidade.

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A ação do Controle de Estabilidade acontece sempre em frações de segundo e o próprio condutor do veículo nem se dá conta do processo mesmo que continue pressionando o acelerador.

Só é possível identificar que o sistema está funcionado que a luz com o símbolo do sistema fica piscando no painel, sinalizando para o motorista que o sistema está em operação.

O ESP não amplia a aderência dos pneus, assim como não há como garantir estabilidade absoluta.

amortecedores e pinças de freioA qualidade da estabilidade só é possível realizando as manutenções de amortecedores, buchas de suspensão e bandejas. Sem o estado perfeito dessas peças, o funcionamento do Controle de Estabilidade pode ser anulado ou interferirá agressivamente na direção do veículo, pois precisa dos parâmetros da suspensão para corrigir de forma eficaz a trajetória do veículo.

Se o limite de aderência for atingido, não há como evitar um acidente.

Como Funciona ESP
Como funciona ESP

Fonte: Volkswagen, Toyota, Bosch

Curiosidades

O sistema Electronic Stability Program ESP (estabilidade eletrônica) começou a se popularizar graças à obrigatoriedade do Anti-Lock Praking system ABS (sistemas de frenagem anti-bloqueio) a partir de 2014 no Brasil.

Com alguns acréscimos de módulos e sensores, a opção das montadoras de ter novos itens de segurança aos seus veículos como componentes de atuação de freio eletrônico, assim a sopas de letrinhas começou Anti-Slip Regulation ASR (regulação anti-derrapante) e ESP são facilmente instalados a partir do sistema de freios ABS.

Basicamente os sistemas de segurança de estabilidade freiam individualmente as rodas e limita a aceleração do motor fazendo o carro mantendo na trajetória com vários sensores. Nessa matéria falaremos especificamente sobre o ESP (controle eletrônico de estabilidade).

Outras denominações do mesmo recurso, Dynamic Stability Control DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), Vehicle Stability Assist VSA (Assistência à Estabilidade do Veículo) ou Vehicle Stability Control VSC (Controle de Estabilidade do Veículo) ou ainda Electronic Stability Control ESC (Controle de Estabilidade), quando este dispositivo é acionado automaticamente acende uma luz no painel de instrumentos indicando que ele está funcionando.

DSC
DSC

Fonte: SAGA

A função é corrigir a trajetória do carro em situações de curvas rápidas e desvios. Usando um controle eletrônico de estabilidade, recolocando-o em sua trajetória original.

Funcionamento do ESP
Funcionamento do ESP

Fonte: Auto Papo

Confira os detalhes das funções de cada peça do ESP:

Modulador Hidráulico com Unidade de Comando Integrada

Modulo Hidraulico ESP
Modulador Hidráulico

Fonte: salaodocarro.com

A unidade de comando integrada aciona as válvulas solenoides do sistema de freio automaticamente para manter o veículo na mesma trajetória.

O sistema funciona com uma ligação entre o cilindro mestre e os cilindros para cada roda.

Modulo ABS
Unidade ABS

Fonte: Nextews

A unidade do comando assegura as tarefas elétricas e as funções de controle do sistema. Instalado no cofre do motor, ele funciona como uma ligação entre o cilindro mestre e os cilindros de roda.

Sensor de Velocidade de Roda

Sensor de Velocidade de Roda
Sensor de Velocidade de Roda

Fonte: salaodocarro.com

A unidade de comando utiliza esse tipo de sensor para medir a rotação da roda obtendo assim a velocidade do veículo. Para isso, ela utiliza dois princípios de operação diferenciados: o sensor de rpm (rotação por minuto) da roda passivo e o ativo.

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Ambos calculam as rotações das rodas e identificam a roda que está sem contato com o solo por meio de campos magnéticos. Esses sensores identificam o sentido de rotação e a imobilização das rodas.

Sensor de Ângulo de Direção

Sensor de Ângulo de Direção
Sensor de Ângulo de Direção

Fonte: salaodocarro.com

Ele mede a posição do volante. Faz isso por meio do ângulo de direção, da velocidade do veículo e da pressão aplicada no pedal do freio, ou também através da posição do pedal do acelerador. Juntos, é calculado o percurso que o motorista pretende seguir.

Sensor Yaw Rate

Sensor Yaw Rate
Sensor Yaw Rate

Fonte: salaodocarro.com

Realiza o registro de todos os movimentos do veículo ao redor do seu eixo vertical, trabalhando junto com o sensor de aceleração lateral integrado e determina a real trajetória do veículo, calculando e comparando com a intenção do motorista.

O Yaw Rate Sensor (sensor de mudança de direção), liga-se ao sistema de controle de tração, controle de estabilidade e o ABS para produzir um alerta quando a inclinação do seu veículo atinge um nível inseguro. Quando isso acontece, ele faz ajustes nos controles de tração e estabilidade do veículo para compensar a redução da taxa de inclinação.

Comunicação com o sistema de gerenciamento do motor

A ECU (Electronic Control Unit) é a unidade de comando do motor, que se comunica com a central do ESP e nesse momento, pode reduzir a rpm do motor caso o condutor tenha feito uma aceleração brusca. Também compensa a derrapagem excessiva gerada pelo torque de tração.

Confira no vídeo o sistema ESP atuando no veículo do canal toyotamnettv

Você sabe o que é controle de estabilidade do canal Seminovos BH

Fotos da capa: Quatro Rodas

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