Separamos para você uma séries de dicas sobre cuidados na preparação de motores!
Veja as 5 dicas mais importantes para você que busca melhorar a performance do motor dos veículos.
#DICA 1: Qual o valor da folga entre pistão e válvulas devemos ter em um motor preparado para podermos ter uma margem de segurança?
Fonte: Import Tuner
Para ter uma receita boa e segura, recomenda-se que a folga seja de pelo menos de 2 mm para a válvula de admissão e cerca de mais ou menos 2,5 mm para a válvula de escape, que admita também uma pequena tolerância.
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Aqueles que possuem motores que são de material de aço admitem trabalhar com uma folga menor do que motores que possuem o conjunto de pistões e bielas de alumínio.
Existem preparadores que preferem correr o risco e deixam uma quantidade de folga muito pequena, cerca de apenas 1 mm. Porém em uma esticada, ou um erro em uma troca de marcha, pode levar o trabalho por água a baixo.
Um problema com folga como este pode levar um prejuízo de várias válvulas empenadas.
Tudo sobre pistões: folgas, dilatações, medidas e defeitos do canal Vitor Hugo
Como pode ser aferida a folga nas válvulas do motor?
Fonte: Tokyo Seven
Pode-se usar uma massa de calafetar que deve-se inserida no topo da cabeça do pistão e a partir daí, com o cabeçote torqueado e com a junta de mesma altura que será usada no projeto.
Faça o procedimento de girar de 2 voltas completas com uma chave no virabrequim do motor.
Depois feito este processo, retire o cabeçote tire a massa usada que ficou na cabeça do pistão e corte a mesma em fatias bem no meio de onde a válvula marcou.
Após realizar este procedimento meça com o paquímetro a espessura.
Plastigage: medindo as folgas do motor do canal TAKAO do Brasil
#Dica 2: Como dimensionar o filtro esportivo correto para o motor?
Fonte: Deviant Art
Com embasamentos técnicos de estudos feitos pela marca da K&N, o estudo para o tamanho ideal do filtro é a seguinte:
A= Área Efetiva de Filtragem
H= Altura
D= Máximo Diâmetro Permitido no Veículo sem Obstrução.
A= (CID ( pol.³ do motor ) x RPM ) / 25.500
Filtro de ar esportivo K&N do canal Livre Auto Peças
#Dica 3: Óleo mineral no amaciamento
Fonte: Import Tuner
Praticamente todos os fabricantes de comando desaconselham o uso de óleo de sintético no amaciamento de um motor preparado, principalmente os que utilizam comandos hidráulicos ou mecânicos.
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A grande maioria dos preparadores no geral não tem o conhecimento real, que quando se utiliza um tipo de comando mais esportivo e até mesmo o original devem ser “amaciados” em uma rotação de 2000 a 3000 RPM .
Deve-se fazer este tipo de procedimento, porque é a partir deste ponto que se garante uma constante troca de óleo entre o comandos e tuchos, havendo um acerto perfeito entre os lobes do comando e os tuchos.
#Dica 4: Como o tamanho das polias interferem na perda ou ganho de potência?
Fonte: SuperStreet
Quando utilizamos polias de diâmetro maior na bomba d’água e no alternador , consequentemente estamos deixando de desperdiçar potência.
As polias originais de fábrica foram desenvolvidas para rodar em rotações baixas, em trechos urbanos.
Quando aumentamos o RPM do motor do carro os acessórios que o integram passam a rodar em uma velocidade maior.
Como em bombas o torque é quadrático (quando o RPM aumento, o consumo que se faz necessário é também aumentado ao quadrado) assim se mantermos em rotação mais baixa, deixamos de exigir tanto assim, e consequentemente não perdemos potência do motor para girá-las.
#Dica 5: Qual o limite de altura que pode ser utilizado no 1º anel do pistão?
Fonte: Import Tuner
Os modelos de passeio geralmente saem com medidas entre 5 a 10 mm.
Para pistões de motores com intuito endurence, a medida é mais baixa e é de cerca de 3 a 4 mm, e para motores que são usados em arrancada é diminuído mais ainda este medida em cerca de 2 mm.
Qual o ganho com a proximidade do anel de segmento no topo do pistão?
Fonte: Import Tuner
Quanto mais próximo os anéis do topo da cabeça do pistão, temos menos espaço vazio entre o anel e o deck do motor.
Isto acarreta um benefício enorme, poia a mistura se torna mais eficiente e mais limpa diminuindo consideravelmente os hidrocarbonetos que não são queimados.
Deve-se ficar atento para não se fragilizar muito a peça do pistão, se caso optar por retificar ao invés de escolher um novo pistão com novas medias.
Créditos de Referência de Texto: Revista Auto Magazine
Créditos de foto Facebook e Blog: Walpapper Abys
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