Guia de 5 Dicas Incríveis Sobre Preparação de Motores!

Dicas Sobre Preparação de Motores

Separamos para você uma séries de dicas sobre cuidados na preparação de motores!

Veja as 5 dicas mais importantes para você que busca melhorar a performance do motor dos veículos.

#DICA 1: Qual o valor da folga entre pistão e válvulas devemos ter em um motor preparado para podermos ter uma margem de segurança?

Pistão
Pistão

Fonte: Import Tuner

Para ter uma receita boa e segura, recomenda-se que a folga seja de pelo menos de 2 mm para a válvula de admissão e cerca de mais ou menos 2,5 mm para a válvula de escape, que admita também uma pequena tolerância.

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Aqueles que possuem motores que são de material de aço admitem trabalhar com uma folga menor do que motores que possuem o conjunto de pistões e bielas de alumínio.

Existem preparadores que preferem correr o risco e deixam uma quantidade de folga muito pequena, cerca de apenas 1 mm. Porém em uma esticada, ou um erro em uma troca de marcha, pode levar o trabalho por água a baixo.

Um problema com folga como este pode levar um prejuízo de várias válvulas empenadas.

Tudo sobre pistões: folgas, dilatações, medidas e defeitos do canal Vitor Hugo

Como pode ser aferida a folga nas válvulas do motor?

Comando de Válvulas e Cabeçote
Comando de Válvulas e Cabeçote

Fonte: Tokyo Seven

Pode-se usar uma massa de calafetar que deve-se inserida no topo da cabeça do pistão e a partir daí, com o cabeçote torqueado e com a junta de mesma altura que será usada no projeto.

Faça o procedimento de girar de 2 voltas completas com uma chave no virabrequim do motor.

Depois feito este processo, retire o cabeçote tire a massa usada que ficou na cabeça do pistão e corte a mesma em fatias bem no meio de onde a válvula marcou.

Após realizar este procedimento meça com o paquímetro a espessura.

Plastigage: medindo as folgas do motor do canal TAKAO do Brasil

 #Dica 2: Como dimensionar o filtro esportivo correto para o motor?

Filtro K&N
Filtro K&N

Fonte: Deviant Art

Com embasamentos técnicos de estudos feitos pela marca da K&N, o estudo para o tamanho ideal do filtro é a seguinte:

A= Área Efetiva de Filtragem

H= Altura

D= Máximo Diâmetro Permitido no Veículo  sem Obstrução.

A=  (CID ( pol.³ do motor ) x RPM ) / 25.500

Filtro de ar esportivo K&N do canal  Livre Auto Peças

#Dica 3: Óleo mineral no amaciamento

Comando de Válvulas
Comando de Válvulas

Fonte: Import Tuner

Praticamente todos os fabricantes de comando desaconselham o uso de óleo de sintético no amaciamento de um motor preparado, principalmente os que utilizam comandos hidráulicos ou mecânicos.

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A grande maioria dos preparadores no geral não tem o conhecimento real, que quando se utiliza um tipo de comando mais esportivo e até mesmo o original devem ser “amaciados” em uma rotação de 2000 a 3000 RPM .

Deve-se fazer este tipo de procedimento, porque é a partir deste ponto que se garante  uma constante troca de óleo entre o comandos e tuchos, havendo um acerto perfeito entre os lobes do comando e os tuchos.

#Dica 4: Como o tamanho das polias interferem na perda ou ganho de potência?

Polias
Polias

Fonte: SuperStreet

Quando utilizamos polias de diâmetro maior na bomba d’água e no alternador , consequentemente estamos deixando de desperdiçar potência.

As polias originais de fábrica foram desenvolvidas para rodar em rotações baixas, em trechos urbanos.

Quando aumentamos o RPM do motor do carro os acessórios que o integram passam a rodar em uma velocidade maior.

Como em bombas o torque é quadrático (quando o RPM aumento, o consumo que se faz necessário é também aumentado ao quadrado) assim se mantermos em rotação mais baixa, deixamos de exigir tanto assim, e  consequentemente não perdemos potência do motor para girá-las.

#Dica 5:  Qual o limite de altura que pode ser utilizado no 1º anel do pistão?

Pistão
Pistão

Fonte: Import Tuner

Os modelos de passeio geralmente saem com medidas entre 5 a 10 mm.

Para pistões de motores com intuito endurence, a medida é mais baixa e é de cerca de 3 a 4 mm, e para motores que são usados em arrancada é diminuído mais ainda este medida em cerca de 2 mm.

Qual o ganho com a proximidade do anel de segmento no topo do pistão?

Anatomia dos Pistões
Anatomia dos Pistões

Fonte: Import Tuner

Quanto mais próximo os anéis do topo da cabeça do pistão, temos menos espaço vazio entre o anel e o deck do motor.

Isto acarreta um benefício enorme, poia a mistura se torna mais eficiente e mais limpa diminuindo consideravelmente os hidrocarbonetos que não são queimados.

Deve-se ficar atento para não se fragilizar muito a peça do pistão, se caso optar por retificar ao invés de escolher um novo pistão com novas medias.

Créditos de Referência de Texto: Revista Auto Magazine 

Créditos de foto Facebook e Blog: Walpapper Abys

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