O que é ECU? Confira nesta matéria como é que este componente atua no motor e porque sem ele os motores atuais, com injeção, eletrônica seriam impossíveis
A ECU (Engine Control Unit – Unidade de Controle do Motor) é o computador responsável por controlar os atuadores do motor, otimizando todo o processo de injeção e ignição.
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Este computador recebe as informações de diversos sensores e com isso calcula a quantidade de combustível e tempo de ignição que o motor deve ter para otimizar todo o processo termodinâmico.
Fonte: Carros Infoco
Este componente nada mais é que um microprocessador destinado para o controle do motor, mas muitos se confundem pelo nome.
ECU além de Engine Control Unit também pode significar Electronic Control Unit que corresponde as centrais de controles eletrônicos espalhados pelo veículo, esta matéria aborda a central de controle do motor.
Fonte: Carros Infoco
Este componente conta com duas memórias.
RAM (Random Access Memory) – memória de acesso randômico ou aleatório: consistem em uma memória de acesso randômico e volátil que armazena dados de programas em execução apenas enquanto está ligada.
EPROM (Erasable Programmable Ready-Only Memory) – memória programável apagável somente para leitura: Consiste em uma memória não volátil, ou seja, mantém os dados salvos quando desligada, é nela que o algoritmo de controle do motor esta instalado. Este pode sofrer alterações, famoso “chipar o motor”.
Como a ECU trabalha?
O trabalho da ECU consiste em três etapas: Coleta de dados, processamento e atuação.
A coleta de dados se dá na coleta dos sinais vindo dos sensores espalhados pelo motor, que variam de 0 a 5 V de tensão.
A variação de tensão de cada um dos sensores é recebida pela ECU e a partir disso ela inicia o processamento.
O processamento avalia os sinais recebidos pelo sensor e calcula os sinais de saída, que são destinado aos atuadores.
Após o processamento os sinais (variação de tensão) são enviados pela ECU, controlando os atuadores do motor.
Auto diagnóstico
Fonte: Carros Infoco
A comunicação da ECU com o meio externo se dá pelo OBD II, sistema de diagnóstico padrão.
Nele é possível programar, alterar ou apagar códigos de erro assim como alterar o próprio algoritmo do fabricante, mais conhecido como “chipar o veículo”.
Confira no vídeo abaixo como funciona a ECU.
Como a ECU Funciona do canal Haltech
Créditos da imagem de capa: Shutterstock
Créditos da matéria: Carrosinfoco