Opinião do mecânico: Fiat Toro MultiJet vale a pena?

toro multijet

Com engenharia de ponta, fabricantes desenvolvem recursos para motores, suspensão e carroceria, pensando no projeto para entregar o máximo da proposta do carro em desempenho e conforto. Porém, alguns modelos têm particularidades a serem consideradas.

Não é de hoje que após alguns meses de lançamento, modelos com novos recursos mecânicos, costumam aparecer com problemas ainda não conhecidos pelo proprietário em experiências anteriores e até mesmo pelo mecânico.

Além de problemas de projetos que, acabam virando um “mico”, como o Fiat Tipo que pegava fogo, ou o Volkswagen Fox que podia arrancar os dedos de seus proprietários, há também diversos veículos com problemas crônicos de projeto que continuam rodando no dia a dia.

mitsubishi lancer
O câmbio CVT do Lancer costuma apresentar problemas de aquecimento – Fonte: Tribuna do Norte

No caso do Mitsubishi Lancer, seu câmbio CVT possui problemas de aquecimento pela falta de um radiador no sistema e é comum proprietários reclamando do barulho do câmbio. Tal problema só foi solucionado com um radiador de óleo após o lançamento do carro.

Outro câmbio que também é motivo de reclamação dos proprietários é o automatizado Powershift da Ford. Um retentor do câmbio costuma apresentar vazamento e as engrenagens são contaminadas por óleo. Alias, o sistema automatizado de acionamento do câmbio foi praticamente abolido pelos fabricantes de poucos anos para cá.

Fiat Marea (foto: divulgação Fiat)
Manual do proprietário recomendando a troca do óleo a cada 20 mil quilômetros decretou uma reputação ao Fiat Marea difícil de ser contornada – Foto: divulgação Fiat

Voltando um pouco no tempo, nos anos 90 a Fiat foi pioneira no sistema multiválvulas e pegou muitos mecânicos desprevenidos com o Tempra. Seu substituto, o Marea, além do sistema de quatro válvulas por cilindro, ainda possuía um cilindro a mais.

O cofre com dimensões apertadas dificultava tarefas corriqueiras como a troca de uma correia dentada e no início, alguns mecânicos realizavam até a retirada do motor para a troca do componente. Outro problema foi a indicação de troca de óleo com intervalos de 20.000 km, algo que até hoje, mesmo com 20 anos de evolução em aditivos, pode acabar com um motor.

Fiat Toro ZF9HP48

Toro MultiJet é um ótimo carro para o dia a dia, porém sua manutenção deve ser feita preventivamente e de forma criteriosa – Fonte: divulgação Fiat

Levando em consideração todo o histórico dos veículos, é recomendado consultar um mecânico na hora de adquirir um carro com mecânica nova, como o Fiat Toro Multijet.

Veja Também:

BMW X1: Veja os Problemas Crônicos do SUV

VW UP : como diagnosticar e resolver os principais problemas crônicos!

O Wagner da Royal Motor Sport trouxe um pouco da experiência como mecânico para falar sobre a parte mecânica do Fiat Toro.

No caso das manutenções do Multijet, a Fiat repetiu um erro histórico, com a indicação de manutenção alongada, de 20 mil quilômetros. Wagner recomenda a troca de óleo do veículo a cada 10 mil quilômetros. “Isso já foi um erro um tempo atrás, aqui na Fiat Toro podemos ter o mesmo problema”, relata Wagner.

Como outros sistemas de injeção direta, a carbonização é recorrente no Toro, segundo Wagner, o sistema de recirculação EGR utilizado no modelo, com o tempo provoca carbonização na admissão e necessita de limpeza “a tecnologia melhora o funcionamento do motor, porém traz mais manutenção. A cada 80, 90 mil quilômetros é recomendada a abertura e limpeza do sistema”.

“Para um carro de carga, a suspensão traseira com mola helicoidal e braços independentes na minha opinião é muito frágil. Se você trabalha com uma profissão que costuma carregar carga, não recomendo o modelo carregado”, relata Wagner. “Para rodar no fim de semana, para carregar coisas pequenas, para viagens, é um carro legal. Para rodar no dia a dia não é um carro dispendioso, porém recomendo procurar profissionais qualificados para trabalhar com este carro”, completa.

Confira a seguir toda a avaliação da oficina Oficina Royal Motor Sport sobre o Fiat Toro e as recomendações sobre manutenção do Fiat Toro MultiJet

Créditos da foto de capa: divulgação

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica