Pressão de óleo baixa: veja quais os principais motivos!

Pressão de óleo baixa veja quais os principais motivos

A pressão de óleo é fundamental para o funcionamento correto do motor. Veja a seguir o que pode provocar a queda de pressão e como prevenir

Óleo lubrificante sempre é um assunto relevante, principalmente por sua função, que é manter o baixo atrito e estabilidade de temperatura nas peças móveis do motor. O lubrificante circula pelas peças internas do bloco do motor, como virabrequim, pistões, bronzinas, anéis e também o cárter, bomba de óleo e filtro de óleo.

O óleo geralmente fica armazenado no cárter (salvo os casos de cárter seco, como em superesportivos e carros de corrida) e é colocado em circulação na partida e durante o funcionamento do veículo. Ele é sugado pelo pescador da bomba de óleo, passando pelo filtro e circula pelas paredes internas, galerias, cilindros e cabeçote.

Pressão de óleo baixa veja quais os principais motivos
Componentes da bomba de óleo, como a válvula reguladora pode ser um dos motivos da baixa pressão (Foto: Wikimedia)

A bomba de óleo possui deslocamento positivo, ou seja, ela movimenta constantemente o líquido conforme a rotação de seu eixo e engrenagens, retirando o óleo que está em repouso no cárter e circulando sob pressão. O efeito prático é, para quem possui manômetro de pressão de óleo, a variação da pressão do óleo quando o veículo está em baixas rotações (pressão baixa) e altas rotações (pressão alta).

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Pressão de óleo baixa

O sintoma pode ser ocasionado por alguns problemas relacionados ao sistema de lubrificação. Todos os componentes que mencionamos que envolvem o sistema, podem apresentar defeito e provocar a baixa pressão:

Especificação do óleo – fique atento à especificação do óleo lubrificante que está no veículo. Siga a recomendação do manual do fabricante para evitar problemas, pois o sistema original foi projetado e dimensionado para aquela especificação. Um óleo mais fino do que especificado no manual (por exemplo 0w20 no lugar de um 10w40) pode ocasionar perda de pressão em alta temperatura. A especificação incorreta também provoca borra de óleo e pode entupir galerias e peças do sistema.

Filtro de óleo
Filtro de óleo restritivo ou entopido pode ser um dos motivos da baixa pressão de óleo.

Filtro de óleo – caso o filtro de óleo esteja fora da especificação e seja muito restritivo, ocasionará baixa pressão de óleo. Se o filtro estiver parcialmente obstruído, também será responsável pela baixa pressão.

Temperatura do óleo – quando o óleo multiviscoso esquenta, ele possui propriedades para manter a viscosidade mesmo em alta temperatura, porém há um limite. Veículos que mantém altas rotações de trabalho durante longos períodos podem ter problema de pressão de óleo por conta de temperatura. O óleo pode passar da temperatura máxima de trabalho caso não haja óleo suficiente no sistema e quando o óleo esquenta acima da sua especificação, ele perde viscosidade e deixa de ser bombeado pelo sistema com a mesma pressão.

Problemas com a bomba de óleo – a bomba possui uma válvula que regula a passagem do óleo e o direcionamento dele. Se a válvula permanecer mais tempo aberta do que o necessário, o óleo deixa de circular pelo motor no mesmo volume e a pressão na bomba pode cair. Da mesma forma, se a válvula reguladora se manter fechada, excederá a pressão que o sistema suporta e pode provocar vazamento pelo filtro de óleo ou até mesmo seu deslocamento.

Nível de óleo no cárter – caso nível de óleo no cárter esteja muito baixo, a pressão do óleo também cairá e a luz no painel acenderá indicando problema. O óleo trabalha circulando no sistema se há pouco óleo, tanto pelo volume, como por viscosidade devido o aquecimento, ele pode provocar problemas de pressão.

Baixo nível de óleo no motor também é um dos motivos (Foto: Wikimedia)

Contaminação do óleo – a contaminação do óleo, seja por água ou por combustível também compromete a pressão do óleo. A contaminação por água indica problemas no trocador de calor ou junta de cabeçote. No caso de contaminação por combustível, é possível que a mistura de ar/combustível esteja acima do ideal. Formação de espuma e bolhas de ar, são provocadas por contaminação e também podem ocasionar baixa pressão.

Desgaste de peças internas – o desgaste de anéis de pistão, tuchos e retentores de válvulas também provoca a queima de óleo e baixa pressão.

Confira a seguir uma aula da Retífica Irmãos Matias sobre a perda de pressão de óleo dos motores

Foto de capa: Pixabay

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