- Rafael Micheski
- junho 2, 2021
- 2:33 pm
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Veja quais ferramentas utilizar quando a falha é na partida do veículo e o procedimento para o diagnóstico sem perder tempo.
O exemplo a seguir é um motor Iveco com sistema Common-rail Euro 3. Capacitação é essencial e o diagnóstico rápido. Resolvendo o problema por meio de processos, você elimina possíveis falhas.
Em um caso comum, problemas da partida, o primeiro passo que o técnico da Bosch Rafael Amorin indica é avaliar a parte elétrica.
Avalie primeiramente a tensão da bateria, utilize um multímetro para ver se a tensão da bateria fica acima de 10,2 volts. Após chegar a bateria, comece pela linha de combustível.
Neste caso ele utilizou o equipamento KTS 570 para avaliar a pressão real e nominal de combustível. Quando a pressão real não acompanha a pressão nominal, inicie a avaliação do circuito de baixa pressão.
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Consulte o manual de manutenção do veículo para verificar a pressão correta do circuito. Neste caso, a pressão de trabalho do circuito de baixa pressão fica em torno de 4,2 e 4,7 bar. Utilize um manómetro após a bomba de combustível do tanque para avaliar a pressão. Neste caso, a pressão estava fora do escopo indicado. Ou seja, um dos problemas estava na bomba de combustível, porém o veículo continua com problemas de partida.
Com a pressão de trabalho foi resolvida, agora é hora de verificar os componentes de alta pressão: bicos, bobinas, common-rail e bomba de alta pressão. O valor de resistência das bobinas deve seguir o manual de manutenção e é feita com o multímetro.
Deve-se também fazer o teste do valor de retorno de combustível. Faça a remoção das conexões de retorno e instale o medidor de retorno, dando a partida no motor para verificar quanto combustível é preenchido. Neste caso, houve excesso de retorno em alguns bicos, indicando desgaste dos bicos.
Confira a seguir como foi realizado todo o procedimento!
Foto de capa: MAN Nutzfahrzeuge Group – Creative Commons