Teste de suspensão extremo e direção de um BMW em um dinamômetro de rolo, simulando curvas em alta velocidade e frenagens bruscas
O teste de suspensão é realizado pelas montadoras para validar seu projeto antes de lançar o veículo.
Nesse teste, o equipamento leva a suspensão a trabalhar em seu limite, com cargas acima do estipulado em seu projeto e em condições de trabalho que comumente o veículo não é submetido.
O grande objetivo é verificar se os componentes não sofrem alguma fratura, ou iniciam o processo de fadiga antes do esperado, por isso as condições adversas e altas cargas são aplicadas.

No processo, são avaliados os componentes de borracha da suspensão como coxins e buchas. Também é avaliado o dimensionamento da suspensão, alinhamento, amortecedores, molas e a influência dos esforços sobre esses itens para os pneus e estabilidade do carro.
Veja Também:
Amortecedor a Óleo vs. Amortecedor a Gás
Amortecedores Mono e Bi Tubular: Entenda suas Diferenças!
Esse teste é contínuo e alguns equipamentos continuam realizando testes mesmo após o lançamento do modelo, porém com cargas mais baixas durante milhares de horas e quilômetros rodados. A partir desses testes contínuos, as montadoras avaliam a necessidade de recall por exemplo ou melhorias para a próxima geração do modelo.
Teste de Suspensão BMW M5 do canal Matrix Ferramentas AF
Créditos da foto de capa: Shutterstock
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Molas da Suspensão
Motor
Cubo de Roda
Barras Estabilizadoras
Bieletas
Carburador
Amortecedores