Confira nesta matéria como solucionar o problema de disco empenado sem ter a necessidade de remove-lo do veículo para o torneamento!
Para solucionar o problema de disco empenado é comum que muitos retirem o componente para instalá-lo em um torno para remover material suficiente para deixá-lo plano, como um disco novo.
O disco empenado nada mais é que a deformação da superfície de contato do disco com a pastilha de freio.
Veja Também:
Pastilhas de Freio: Tudo que Você Precisa Saber!
Descubra Como Trocar a Coifa Sem Desmontar o Semi Eixo!
Esta deformação se dá pelo aquecimento e resfriamento sucessivo do disco, dilatando e contraindo o material metálico.
O empenamento do disco diminui o rendimento do sistema de freio e faz com que o pedal trepide quando acionado.
Fonte: Pro-Cut
Hoje em dia com uso de novos equipamentos, não é mais necessário a remoção do disco de freio para solucionar este problema.
Este equipamento (PFM 9.2 da PRO-CUT) conta com um sistema de acoplamento que alinha a ferramenta de corte com a superfície do disco.
Veja as especificações técnicas e seus respectivos manuais aqui:
Quando acionado, o equipamento passa a rodar o conjunto cubo / disco e a ferramenta de corte, após entrar em contato com o disco, passa a usinar a superfície de trabalho do disco de freio.
O sistema já conta com duas ferramentas de corte, uma para desbaste e outra para acabamento superficial.
Confira no vídeo abaixo como realizar a manutenção de disco empenado sem remover o componente do veículo.
Torneamento do disco empenado sem removê-lo do veículo ! Confira no vídeo do Canal da Peça!
Créditos da foto de capa: amz.de
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Freios
Pastilha de Freio
Disco de Freio
Pinça de Freio
Cilindros de Roda & Cilindro Mestre