Trepidação Pode ser Terminal de Direção: Confira!

terminal direção

Problemas de trepidação e folga de direção podem ser mais do que apenas balanceamento dos pneus. Confira o estado dos terminais de direção.

O terminal de direção é responsável pela ligação entre a barra de direção (também conhecido como braço axial) e as rodas. Ele é composto por um pino esférico blindado revestido com graxa e uma coifa protetora.

sistemas de suspensão
Sistemas de suspensão com duas bandejas (acima) e com uma bandeja (abaixo). As indicações de “Tie-Rod End” se referem aos terminais de direção (foto: shutterstock)

Sintomas

Os sintomas de desgaste podem iniciar com a direção mais leve que o normal seguido de um barulho oco, estalo na direção, folga e trepidação. Além disso, problemas nos terminais de direção causam desgaste irregular dos pneus.

Em casos graves pode haver o rompimento do pino do terminal de direção, causando a perda do controle daquela roda, consequentemente provocando um acidente.

Veja Também:

Amortecedor a Óleo vs. Amortecedor a Gás

Amortecedores Mono e Bi Tubular: Entenda suas Diferenças!

Causas

Devido sua exposição ao tempo e ao esforço do movimento de suspensão e direção, a sua vida útil varia de acordo com o trabalho que é submetido.

O desgaste pode ser acelerado com problemas de ressecamento da coifa, vazamento da graxa e contaminação da mesma.

Outro problema que leva ao fim da vida útil do terminal de direção é a falta de alinhamento e balanceamento, já que o terminal está diretamente ligado às rodas do carro.

Solução para problemas no terminal de direção

Não há manutenção do terminal de direção, sua construção tem fechamento hermético e no fim da vida útil, deve ser substituído. É possível que a substituição tenha de ser feita de ambos os lados pois se as peças têm a mesma idade, apesar de uma estragar antes da outra, a vida útil não será tão mais longa.

A Cofap tem uma linha de produtos que envolvem toda a suspensão do veículo, inclusive terminais de direção com qualidade comprovada. Clique aqui e confira qual a peça certa para seu carro.

Após a troca do terminal de direção, é necessário o alinhamento de suspensão e todos os parâmetros devem ser conferidos (alinhamento, cambagem, caster e convergência) para que não ocorram problemas precocemente.

Confira no vídeo abaixo o pessoal da Oficina Diesel explicando mais sobre o terminal de direção

Confira a retirada do terminal de direção usando uma ferramenta específica com o canal Black Hill

Fotos: Shutterstock

 

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Juntas homocinéticas
Molas da Suspensão
Barra Estabilizadora
Batentes e Coxins
Bandeja Da Suspensão

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica