Valeo dá dicas sobre mitos e verdades na manutenção de palhetas

Durante o tempo de estiagem nas estações mais frias, o condutor esquece da manutenção das palhetas, porém a lembrança chega sempre na hora errada, à primeira gota no para-brisa. Confira algumas dicas de manutenção das palhetas de limpadores

Quando o assunto é preservação e aumento da vida útil das palhetas de para-brisa, não faltam dicas “caseiras” que prometem ajudar os donos dos veículos nesta missão. Mas, nem sempre, estes conselhos estão certos e, ao segui-los, corre-se um alto risco em obter um efeito contrário. Para ajudar o consumidor a cuidar melhor de suas palhetas, a Valeo preparou uma lista para desmistificar cinco crenças bastante comuns.

Renovadores de palhetas aumentam a vida útil da peça

MITO. Existem alguns aparelhos que prometem deixar a borracha da palheta nova em folha, pois são uma espécie de estilete que corta a parte quebradiça.  Trata-se, porém, de uma solução ineficaz, pois não aumenta a vida útil da palheta. O procedimento pode até melhorar a limpeza na primeira ou segunda tentativa de uso, mas por danificar a proteção química da palheta não aumentará sua vida útil. No fim das contas, o dono do veículo terá que comprar uma nova logo na sequência.

Sabão neutro no recipiente do limpador de para-brisa é mais eficiente

VERDADE. O correto é utilizar sempre sabão líquido neutro, ou produtos desenvolvidos especialmente para este fim. Por serem desengordurantes eles deixam a cobertura do vidro mais lisa, facilitando a ação das palhetas. No entanto, não é indicado misturar produtos, usar detergentes, desengordurantes de limpeza e outras substâncias, uma vez que elas podem ressecar as palhetas e diminuir sua vida útil.

Veja Também:

9 Itens Essenciais Para Revisão Antes de Viajar!

Manutenção dos Limpadores de Para-Brisa

Querosene, álcool ou “pretinho” para limpar as palhetas ajudam elevar vida útil

MITO. Muita gente usa desta técnica, mas está errado. Estes produtos possuem substâncias abrasivas que ressecam a borracha e prejudicam o funcionamento das palhetas. Prefira sempre um pano umedecido com água.

Encerar o para-brisa melhora a eficiência dos limpadores

DEPENDE. Algumas pessoas têm o hábito de encerar o para-brisa e acreditam que isso não afeta a visibilidade e também não danifica as palhetas. No entanto, é preciso ter cautela, uma vez que o produto sair do vidro e seguir impregnado na borracha, pode danificar a aderência da palheta. Por isso, é preciso ter o cuidado de limpar a palheta sempre que for tirar a cera do vidro para não deixar resíduos.

Precisa de palhetas? Acesse o Canal da Peça

Palheta - Valeo - CX071
Palheta – Valeo – CX071
Palheta - Valeo - C022
Palheta – Valeo – C022
Palheta - Valeo - 578407
Palheta – Valeo – 578407

Braço do limpador desregulado pode prejudicar ação da palheta

VERDADE. O braço tem regulagem específica que serve para aplicar a pressão correta da palheta sobre o vidro. Uma vez que isso é danificado, a ação do componente fica comprometida. Acontece que essa desregulagem nem sempre é visível para o dono do carro, que acaba substituindo a palheta sem necessidade. Por isso, é preciso ter muito cuidado nas lavagens do para-brisas e na manipulação desses braços. A Valeo possui uma ferramenta exclusiva que de forma muito simples é capaz de diagnosticar se os braços estão tortos ou não.

Veja a instalação da Palheta Valeo | Adaptador tipo A aplicado em braço tipo 2B

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Palhetas
Lâmpadas
Lubrificante
Velas
Escapamento & Catalizadores

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica