Confira nesta matéria o principais itens que devem ser revisados antes de viajar para garantir uma viagem segura, confortável e sem dor de cabeça.
Viajar nas férias é sempre bom, porém muitos esquecem de revisar o veículo antes de cair na estrada, colocando em risco o motorista e os passageiros que nele se encontram.
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Pensando nisso listamos 9 itens que devem ser revisados antes de pegar a estrada para garantir a segurança e uma viagem tranquila para todos.
1) Undercar
Este é o nome dado a manutenção da parte inferior do veículo.
Nesta manutenção é realizado o alinhamento, balanceamento, verificação das fixações das partes móveis e a proteção inferior do veículo.
Fonte: Opus
Aconselha-se a fazer esta revisão antes de viagens ou a cada 10.000 km.
2) Bateria
Este componente é responsável por garantir a energia necessária para os componentes elétricos do veículo assim como a energia necessária para dar partida no motor.
Fonte: Nogueirense
A bateria é quem garante a tensão e corrente necessária para o motor de partida (motor elétrico), responsável por rotar o eixo virabrequim, iniciando o ciclo e fazendo com que o motor funcione por si só.
3) Palhetas
Nesta revisão é feita a inspeção visual da limpeza realizada pela palheta e dos motores responsáveis por realizar o movimento das mesmas.
Fonte: Mercado Livre
É aconselhável que a troca da palheta seja feita a cada ano ou quando apresentar alguma anomalia como trepidação na hora da limpeza, formação de riscos ou presença de áreas não limpas e presença de lâmina torta ou quebradiça (início de trincas – material seco).
4) Filtros
Os filtros que garantem o bom funcionamento do motor são os filtros de ar, combustível e óleo, estes devem ser trocados a cada revisão, juntamente com o fluido de trabalho, garantindo o funcionamento e até mesmo redução do consumo de combustível do motor.
Fonte: Minha Oficina
Estes são responsáveis por garantir que nenhuma impureza entre no sistema ou nas galerias de trabalho.
Na parte interna do veículo temos o filtro de ar ou filtro pólen, responsável por garantir que o ar que passa pelo sistema de ar-condicionado e até mesmo o ar de circulação (ventoinhas) estejam em boas condições, ou seja, apresentam pouco particulado.
Fonte: Web Ar-condicionado
A troca deste é aconselhada a cada 10.000 ou 20.000 km dependendo do uso do sistema.
OBS: O filtro não é o único responsável pelo mau cheiro do sistema de ar-condicionado. As galerias também apresentam impurezas que contribuem para o mau cheiro, portanto mantenha elas limpas.
5) Velas de Ignição
São responsáveis por iniciar o processo de ignição da mistura ar/combustível nos motores Ciclo Otto.
Dependendo dos combustíveis utilizados sendo eles de má qualidade ou adulterados, as velas de ignição podem apresentar problemas como superaquecimento, carbonização dos eletrodos, e até mesmo desgaste acentuado no eletrodo, dificultando o início da faísca.
Fonte: Megga Motos
Este item deve ser revisado a cada 20.000 km ou antes de viajar caso faça tempo que esta avaliação não é realizada, a final ter problemas no motor antes de viajar não é nada agradável.
6) Cabos
São responsáveis pelo funcionamento da parte elétrica tanto do motor quanto do resto dos componentes do veículo.
Fonte: Mercado Livre
Os principais pontos que devem ser avaliados são: cabo de vela, cabo da luz de freio e de toda iluminação externa, cabo da bateria e cabo da bomba de combustível.
Recomenda-se a verificação a cada 10.000 km ou antes de viajar.
7) Sonda Lâmbda
Este item é responsável por enviar a ECU (Engine Control Unit – Unidade de Controle do Motor) sinais apresentando o quanto de oxigênio está presente nos gases de escape, e com isso é possível determinar se a mistura na admissão está rica ou pobre.
Fonte: Eletroeletrônica automotiva
A revisão deste componente deve ser realizada a cada 30.000 km, antes de viajar é aconselhável que faça, mas não é algo tão importante quanto os demais.
8) Freios
Um dos principais itens a serem verificados antes de viajar, o sistema de freio do carro é um item de segurança indispensável nos veículos e seu funcionamento tem que ser garantido independente da condição de uso.
Fonte: Quatro Rodas
A revisão deste sistema deve ser realizada duas semanas antes de viajar, garantido que não haja vazamento na linha de freio, nas pinças e nos pistões, deve-se garantir que não haja nenhuma irregularidade no material da linha de freio evitando problemas na estrada.
9) Correias Sincronizadoras
São responsáveis pelo sincronismo do eixo de comando de válvulas com o virabrequim.
A revisão deste item deve ser realizada de acordo com a especificação do fabricante e sempre antes de viajar para que o motor não quebre no meio da estrada.
Fonte: Full
As principais causas de quebras nas correias de sincronização são a falta de revisão do componente, e sua quebra pode custar caro devido o estrago causado pelo defeito no componente (atropelamento de válvulas, quebra do cabeçote, quebra do bloco, quebra dos pistões, …).
Cuidados com o carro antes de viajar do canal Manual do Homem Moderno
Crédito da foto de capa do blog: Seemit
Créditos da matéria: Bosch
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