Confira 9 defeitos comuns que ocorrem nas velas de ignição e aprenda a diagnosticar os motivos por trás destes defeitos
A vela de ignição é um dos componentes essenciais para o bom funcionamento do motor, pois está diretamente ligada ao:
- Consumo de combustível
- Rendimento do motor
- Liberação de gases poluentes
Responsável pela ignição, ela gera a faísca necessária para a combustão, para que o motor funcione, tornando a manutenção dessa peça essencial.
O ideal é que as velas sejam analisadas a cada 10 mil km, contudo o período de troca varia em torno de 40 a 50 mil km.
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Muitos dos motoristas não fazem a manutenção preventiva e vão atrás do conserto quando o estado da peça já é crítico.
Por isso, criamos uma lista dos problemas que mais corriqueiros para facilitar no diagnóstico de defeitos nas velas de ignição.
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Lembre-se que a maioria dos problemas que ocorrem com as velas são causados por aplicação incorreta das peças e por combustíveis adulterados.
Certifique-se que a peça usada na substituição é a indicada pelo fabricante no manual do proprietário e que o mecânico seja alguém de confiança.
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Veja a lista abaixo:
1 – Vela de Ignição Normal
O desgaste do eletrodo central é muito pequeno, a cor do isolador fica amarelada-cinza ou marrom claro. Quando o componente se encontra neste estado, significa que o motor está em um ótimo funcionamento e a vela de ignição está dentro das especificações do fabricante.

Vela de Ignição – Normal
Fonte: Tire Review
2 – Desgaste natural
A vela de ignição, mesmo sendo utilizada corretamente sofre um desgaste natural devido a alta temperatura e tensão de trabalho. Este desgaste provoca a erosão do eletrodo central e lateral, aumentando a distância entre estes, dificultando a formação da centelha.
Sintomas:
Falha na ignição, perda de potência, dificuldade na partida, falhas na aceleração.

Vela de Ignição – Desgaste Natural
Fonte: Bosch/Compel
3 – Leve Resíduo de Chumbo
Este defeito tem influência direta do combustível. É detectado através do surgimento de manchas amareladas no isolamento do eletrodo central, podendo serem foscas ou brilhantes.
Este resíduo de chumbo, quando submetido a altas temperaturas tende a se tornar condutor e desta forma prejudica o funcionamento da vela. Este resíduo é depositado por aditivos antidetonantes presentes em combustíveis de má qualidade.
Sintomas:
Falhas em alta rotação devido a alta temperatura da câmara de combustão.

Vela de Ignição – Resíduo de Chumbo
Fonte: Bosch/Compel
4 – Carbonização Seca ou fuliginosa
A causa deste problema não tem uma origem específica, pode ser causado por: filtro de ar sujo, ponto de ignição atrasado, combustível de má qualidade, vela de ignição incorreta e excesso de combustível.
Sintomas:
Dificuldade na partida a frio e apresenta falhas no motor trabalhando em marcha lenta.

Vela de Ignição – Carbonização
Fonte: Bosch/Compel
5 – Desgaste excessivo dos eletrodos
Este problema é causado pelo uso de combustíveis ou óleos adulterados, com presença de aditivos corrosivos em sua composição.
Sintomas:
Falhas na aceleração e dificuldade na partida.

Vela de Ignição – Desgaste Excessivo do Eletrodo Central
Fonte: Bosch/Compel
6 – Superaquecimento
A causa mais comum para esse problema é a utilização de velas de ignição incorretas (neste caso, vela quente), fazendo que a temperatura da câmara de combustão fique extremamente elevada, e a combustão passe a ocorrer por incandescência. Ocorrendo a famosa batida de pino.
Sintomas:
Falhas no motor, perda de potência, ignição por incandescência, possíveis danos por superaquecimento.

Vela de Ignição – Superaquecimento
Fonte: Bosch/Compel
7 – Impurezas ou Resíduos
Este problema tem como principal característica a presença de uma crosta cinza na base do isolador e eletrodo lateral. Sua causa se deve pela presença de aditivos no óleo lubrificante e combustível de má qualidade ou adulterados.
Sintomas:
Falhas no motor, perda de potência, ignição por incandescência, possíveis danos por superaquecimento.

Vela de Ignição – Resíduos Presentes no Isolante do Eletrodo Central e Eletrodo Lateral.
Fonte: Bosch/Compel
8 – Eletrodo Central e Eletrodo Lateral Fundidos
Este problema é ocasionado exclusivamente pela alta temperatura na câmara de combustão, é provocado por uso de vela de ignição incorreta (vela quente) e combustíveis adulterados.
Sintomas
Falhas no motor, perda de potência, danos ao motor. Ao chegar neste estado provavelmente há outros defeitos no motor.

Vela de Ignição – Eletrodo Central e Eletrodo Lateral Fundidos
Fonte: Bosch/Compel
9 – Base do Isolamento Quebrado
A quebra do isolamento é devido o uso de ferramentas inadequadas na hora de regular a folga entre o eletrodo central e o eletrodo lateral. Neste caso a centelha não ocorre entre os eletrodos, e sim entre o eletrodo central e a carcaça da vela de ignição.
Sintomas:
Falhas no motor e problemas na partida.

Vela de Ignição – Base do Isolamento Quebrado
Fonte: Bosch/Compel
Quando a troca for necessária, utilize apenas peças genuínas e de qualidade para não ocorrem prejuízos futuros. Use sempre as ferramentas corretas para a substituição das velas.
Diagnóstico e troca das velas de ignição – Cap. 1 do canal O Mecânico
Diagnóstico e troca das velas de ignição – Cap. 2 do canal O Mecânico
Crédito foto de capa: Rafael Micheski
Crédito da matéria: Dicas Mecânicas
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