Conheça a história do puro sangue francês! O Citroën ZX!
O primeiro hatch médio comercializado pela marca no Brasil foi o ZX. O design considerado retroativo e fora de moda nos dias de hoje, na década de 90 era o auge de sofisticação.
As curvaturas da carroceria com linhas retas, quinas vincadas , janelas enormes , faróis retangulares e grade fechada, davam o ar de esportividade ao carro.
Fonte: Mercado Livre
O ZX foi apresentado no Salão de Genebra, na Suíça, em 1992. O ZX era importado direto da França, somente na versão Volcane, que tinha apenas a carroceria de 4 portas e motor de 1.9 litros, com cabeçote OHC e cerca de 125 cavalos.
Veja Também:
Manutenção Completa da Suspensão Dianteira do Citroën C3
Você já Viu um Carro Desprovido de Molas e Amortecedores ?
O interior do ZX, era um diferencial que chamava atenção pelo requinte dos bancos em couro e os detalhes do traseiro, que era equipado com o recurso de regulagem.
Fonte: DriveDrill
Além desses opcionais, o mesmo contava com direção hidráulica, teto solar, rádio toca-fitas, freio ABS e tinha como opção a escolha do câmbio que poderia ser automático ou manual.
Apresentava um desempenho muito bom para a época (a revista Quatro Rodas efetuou testes no carro) apresentando uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 10.62 segundos e o consumo médio de 9,19 km/l na cidade e 13,52 km/l em rodovias.
No mercado exterior a marca oferecia uma gama maior, além da versão Volcane , primeira que foi disponibilizada em solo brasileiro.
Veja Também:
Como Realizar a Troca da Boia de Combustível do Peugeot e Citroën
Linha Peugeout e Citroën: Confira Falhas e Reparos no Câmbio
Só depois ao decorrer dos anos, após o lançamento do modelo, as versões esportivas chegaram para competir no mercado.
A Citroën só começou a ter credibilidade no mercado brasileiro com a linha de carros ZX, após o lançamento da linha cupê que era equipado com um motor puro sangue francês.
Fonte: Car Throttle
Contava com um motor de 2.0 litros que rendia cerca de 155 cavalos de potência.
Nas versões cupê o pacote que era oferecido como opcional. Nas básicas era de série.
Sua produção foi encerrada em 1998, o ZX deu lugar ao seu sucessor Xsara, lançado na Europa no ano anterior.
Confira o vídeo do canal da Garagem do Bellote que mostra o ZX em ação!
Crédito da foto de capa do Blog: Garagem do Bellote
Crédito de referência de texto: Novo Guscar
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Válvulas de Admissão e Escape
Comando de Válvulas
Cabeçote do Motor
Bicos Injetores
Tuchos e Varetas