Guia de compra: VW Tiguan é ótimo SUV mas precisa de cuidados na aquisição

VW Tiguan

A febre dos SUVs tomou conta do mercado de novos e usados. Hoje com grande participação, os modelos com mais de 5 anos de uso tornaram-se uma boa opção na hora de adquirir o modelo usado, porém há cuidados na hora da compra. Veja a seguir

Baseado no VW Golf, o Tiguan chegou ao Brasil em 2009 equipado com motor EA888 2.0 16v que entrega 200 cv e 28,5 kgfm de torque. Além de boa potência e torque, a tração 4×4 e a lista de opcionais, coloca o pequeno SUV da Volkswagen entre os modelos usados mais cotados para compra.

As primeiras versões, importadas eram movidas apenas à gasolina e apesar do câmbio automático e de mais de 1600 kg, entregava um ótimo desempenho, chegando a 100 km/h em 8,5 segundos com velocidade máxima superior a 205 km/h segundo dados de seu lançamento. O consumo na cidade fica um pouco abaixo de 7 km/L de média e na estrada pode chegar a quase 12 km/L de gasolina.

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Manutenção preventiva do sistema de freio: saiba como e quando fazer

A lista de equipamentos é muito completa e conta com volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, freio de estacionamento elétrico, ajuste elétrico para retrovisores, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado dual zone, sensores de estacionamento, assistente de partida em rampa, freios abs, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade, dentre outros opcionais.

Destaques positivos para os donos

Segurança é algo lembrado com frequência, ar-condicionado automático, resposta ao acelerador efetiva e rápida, qualidade na construção, acabamento interno, custo/benefício e espaço para ocupantes.

Destaques negativos segundo os proprietários

Consumo de combustível, porta-malas pequeno, custo de mão de obra, valor de peças na autorizada, barulhos na suspensão ao passar por lombadas e imperfeições.

Defeitos apresentados por proprietários

Segundo os donos de Tiguan, deve-se ter atenção especial ao sistema de arrefecimento, com relatos de problemas com radiador, bomba d’água e mangueiras, além da atenção à corrente de comando e tensionadores que deve passar sempre por uma avaliação a cada 30 mil quilômetros. Membrana da válvula PCV também é um defeito comum e carbonização das astes das válvulas. Nos modelos entre 2009 e 2015, o coletor de admissão pode apresentar defeito de acionamento.

Veja a seguir a avaliação do Lucas da Kajota Garage sobre os principais pontos de atenção antes de comprar um VW Tigual de 1a geração

Veja a seguir algumas dicas sobre o motor 2.0 TSi e evite problemas graves na hora de manter seu VW Tiguan

Créditos da foto de capa: Canal da Peça

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