Tipo o super carro, que queimou o “próprio filme” no mercado brasileiro
Depois da reabertura dos portos brasileiros, em 1990, as pessoas começaram a ter mais acessos a novos produtos, dentre eles, o Fiat Tipo.
Isto impactou diretamente na concorrência entre os carros nacionais e os importados.
Os que vinham de fora, possuíam varias vantagens em relação aos carros que tinham disponíveis no país na época.

Fonte: Quatro Rodas
Um dos importados que surgiram para tentar algo novo no mercado foi o Fiat Tipo trazido da Itália em 1993.
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Logo de cara estourou em venda, ficando atras de carros nacionais como o VW Gol e o membro da família o Uno.
Em 1995 o Tipo foi nacionalizado e produzido em terras brasileiras, foi o primeiro carro brasileiro a ter air bag.
O Tipo era melhor que os concorrentes da época porque ele oferecia novidades como a suspensão independente, que melhorava muito a estabilidade e dirigibilidade.

Fonte: São do Carro
Outro fator que o destacava era o peso, ele tinha pouco mais de 1 tonelada e apresentava um bagageiro de 420 Litros.
Mas com o tempo o carro foi perdendo popularidade por causa da má fama do seu motor 2.0, por ser visto como difícil de reparar e por varias carros terem pegado fogo.
Fiat Tipo, veja um pouco mais sobre o carro neste vídeo do canal Renato Bellote!
Inicio da Ruína do Projeto Fiat Tipo no Brasil
O causa do fracasso do Fiat Tipo foi o defeito era no sistema de direção assistida.
A mangueira de fluído hidráulico se rompia e o líquido vazava sobre o coletor de escape do motor aquecido causando incêndios.
Geralmente ocorria apos o uso intenso da direção hidráulica.
O incêndio começava no compartimento do motor e propagava para o veículo todo.
Mesmo sendo uma falha que atingia somente o Tipo importado de motorização 1.6 com injeção eletrônica, a fama se alastrou no país todo.
Logo, o carro ficou caracterizado como um incendiário nato.
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Ocorreram-se vários casos a ponto de criarem até uma associação a AVTIPO, Associação das Vitimas de Incêndios em Tipo.
Que ainda lutam na justiça pela indenizações de proprietários que estão na justiça ainda.
Surgiram dois recalls para tentar solucionar o problema.
Um deles era feito a troca da mangueira da direção e refeita toda a linha de combustível do carro e mesmo assim não resolveu por completo.
A partir do segundo foi resolvido esta questão porém o carro já havia pegado a reputação de carro que pegava fogo.
Fiat Tipo pegando fogo,do canal Thiago Souza
Confira também: Os principais defeitos do projeto Fiat Tipo do canal re4ca
Crédito foto de capa: Automoto
Fonte de texto: Estadão
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