Blower: Quanto mais ar, mais potência no Motor?

Antes de você saber como funciona um Supercharger Blower, vamos tentar entender.

Você sabe como e porque o motor do carro necessita de ar para poder ter mais potência?

E entre tantos meios de conseguir potência para o motor, por quê o blower é o mais usado em competições de arrancada?

Por que ele gera tanta potência? É melhor que o turbocompressor? Afinal, como ele funciona?

Entenda o Motor como um Corpo Humano!

Entender os princípios básicos de como funciona um motor se baseando em nosso corpo humano parece uma tarefa bem complexa.

Porém é mais simples do que parece.

Basicamente o que precisamos para sobreviver é “ar” e “alimento”, com isso o nosso corpo se mantém em pé, no caso do motor não é diferente.

Blower
Blower

Fonte: The Blower Shop

Ele precisa do mesmo “ar” que nós e claro, precisa da alimentação, que no caso dele, é o combustível.

Com base nisso, se colocarmos mais ar no motor ele também vai precisar de mais combustível.

Assim temos mais potência, mais velocidade, mais adrenalina e é isso que nós queremos, certo?

Formas de conseguir Potência!

Bom, se nós queremos potência precisamos de ar, e existem muitas formas de conseguir potência em um carro.

Estamos falando do Blower, mas existem outros meios de injetar ar no motor como o turbo.

O dualcharger, por exemplo, que é o sistema de funcionamento parecido com o ele.

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Você sabe a grande diferença entre o Turbo e esse supercharger ou compressor?

O turbo reaproveita os gases provenientes do escapamento e o compressor é ligado diretamente no motor da polia do virabrequim.

Mas entre eles, porque o Blower é uma boa opção para instalar nos carros de arranca e em motores grandes?

Porque o Blower é o favorito dos motores grandes?

Entre os modelos de supercharger que vimos acima.

O que tem as melhores características para colocar em um motor grande é o blower, porque ele necessita de alta potência para gerar mais potência.

Um pouco complexo isso, mas vamos ver mais detalhadamente nos próximos tópicos.

Mas calma, não estou condenando o turbo, ele também gera muita potência porém se enquadra melhor em motores menores.

Pontiac GTO
Pontiac GTO

Fonte: Wisataasik

O blower ou o turbo, tem a função de gerar mais potência.

Caso coloque esse sistema, que depende da potência que o motor gera para funcionar, em um carro de motor pequeno, acabaria com algumas perdas.

O motor do carro que precisaria “empurrar” o blower para fornecer mais ar e criar mais potência, teria parte do trabalho comprometido.

Já o turbo em um motor pequeno terá a função de aproveitar os gases do próprio motor e gerar potência para ele.

Outra característica do motor com blower é entregar potência em baixa rotação.

Isso é essencial em um carro de arrancada pois ele precisa de máxima potência na largada.

Veja no vídeo abaixo o Dragster com Blower, no Campeonato Australiano Top Fuel.

Nele você pode ver como o Blower realmente funciona quando é instalado em um carro de arrancada.

Confira a câmera on-board no Dragster do canal martinstamatis

Para você que tem um carro turbinado.

Você deve estar pensando como deve ser um carro que não precisa encher a turbina para alcançar máximo de potência não é mesmo?

Então, veja como o blower proporciona potência ao motor em baixas rotações!

Blower: Potência em baixa!

Não sei você, mas quando penso em blower a primeira imagem que vem na cabeça é o carro do Vin Diesel no filme Velozes e Furiosos tirando as duas rodas do chão.

Aquele era um Dodge Charger R/T 1970 equipado com blower.

E esse é o exemplo mais claro do blower gerando o máximo de potência em baixas rotações, mas como ele consegue fazer isso?

Dodge Charger e Toyota Supra
Dodge Charger e Toyota Supra

Fonte: Top 10 Films

Diferente do turbo que precisa encher a turbina para conseguir a potência.

O Blower esta totalmente integrado ao motor, a cada acelerada esse monstro entra em ação.

Proporcionalmente, gera potência quando está em baixas rotações e isso proporciona uma aceleração mais linear desde o primeiro toque no acelerador.

Gerando também muita potência em altas rotações dependendo do tipo de blower.

Agora que já sabemos algumas características do blower, podemos começar a entender como funciona todo esse mecanismo e o que seria aquela peça magnífica para fora do capô!

Afinal, como funciona o Blower?!

Começando pelo nome “blower” que ao pé da letra significa “soprador”.

Fica fácil de associar com a função dele que é colocar mais ar dentro do motor e isso ocorre pela própria força que o motor gera.

No blower existem as 3 partes principais para ele funcionar que é:

  1. polia
  2. correia dentada
  3. os rotores que ficam dentro dele
  4. o “scoop” que são aqueles círculos para fora do capô.
Passagem do ar pelo blower
Passagem do ar pelo blower

Fonte: GearHeadBanger

Tudo começa a partir do funcionamento do motor, com a correia dentada em rotação o blower já está funcionando.

O que acontece é que a correia dentada é ligada diretamente às polias do blower.

Assim, quanto mais alto o giro do motor, mais rotações serão alcançadas pelos rotores do blower.

Consequentemente, mais deslocamento de ar para dentro do motor.

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Esse deslocamento de ar acontece por conta dos rotores trabalharem em conjunto. Há um formato peculiar do tipo “parafuso”, também conhecido como “Roots”.

Eles conseguem captar o ar que está em cima e levá-los para baixo e assim encaminha-lo ao motor.

A outra parte muito importante do blower é o “scoop” que basicamente faz a captação de ar, como se fossem as borboletas do corpo do carburador.

Blower
Blower

Fonte: Eastern

O blower entra em funcionamento simultaneamente quando se pisa no acelerador.

Diferente do turbo que precisa carregar a pressão pela turbina.

O blower proporciona a sensação de dirigir um carro com motor muito maior desde baixas rotações.

Pilotando um dragster do canal Acelerados

Colocando no veículo

Caso você queira adicionar esse sistema no seu carro.

Não se esqueça de fazer alguns reforços no motor como utilizar bielas e pistões forjados dependendo da pressão utilizada.

O blower otimiza o desempenho do motor, consequentemente, trabalhando mais próximo do limite de uso das peças originais e com isso se faz necessário adaptá-lo para que ele aguente toda essa potência.

Confira o dragster em ação do canal Fullboost

Confira também o dragster elétrico do canal High Tech Corvette

Crédito foto de capa: Shutterstock

Crédito de texto: Gear Head Banger

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