Vibração no volante: o que pode causar este problema?

resultado de imagem vibracao no volante

Veja a seguir as principais causas de vibração no volante do veículo e como solucioná-las de forma rápida, fácil e segura.

Vibração no volante é um problema muito comum e pode ser originado por diversos fatores como suspensão, direção, freio, transmissão, motor ou até mesmo decorrente da falta ou excesso de pressão nos pneus.

Veja Também:

Veja Este Teste de Suspensão Inacreditável!

Como Saber a Hora Certa de Trocar os Amortecedores?

4 Diferenças do Amortecedor Coilover Para o Comum

A vibração no volante expõe os passageiros a uma série de riscos a partir do momento que o carro perde estabilidade e tem sua dirigibilidade comprometida. Pensando nisso, listamos as principais causas deste problema.

Falta de balanceamento e alinhamento

A principal fator de causa de vibração no volante é a falta de alinhamento ou balanceamento do veículo.

O balanceamento é responsável pela distribuição de massa nas rodas, garantindo melhor estabilidade e, consequentemente, melhor dirigibilidade para o veículo.

O alinhamento define os ângulos de ajuste das rodas do veículo quando está em repouso (steady-state), ele é o responsável por definir os ângulos de caster, convergência e cambagem da roda do veículo garantindo melhor dirigibilidade para o veículo tanto em reta quanto em curva.

Tanto o balanceamento quanto o alinhamento do veículo devem ser feitos de acordo com as especificações do fabricante do veículo.

Alinhamento Computadorizado do Veículo
Alinhamento Computadorizado do Veículo

Fonte: Siga-Bem

A falta do balanceamento das rodas e alinhamento de suspensão com regularidade, faz com que o veículo perca a distribuição correta de peso e os ângulos de suspensão característicos das rodas com o decorrer do uso do carro, perdendo o alinhamento e aumentando as folgas no sistema de suspensão e direção, fazendo com que o volante trepide em altas e baixas velocidades dependendo do tempo que o veículo ficou sem a manutenção.

Recomenda-se que o balanceamento e alinhamento sejam feitos a cada 10.000 km.

Defeitos na suspensão

A suspensão pode causar trepidação no sistema de direção, causada pelo mau funcionamento ou pela falta de manutenção dos componentes do sistema.

Na maioria das vezes o problema é causado por defeito nos amortecedores (um dos componentes mais solicitados do veículo) na qual a constante de amortecimento sofre uma alteração, comprometendo o funcionamento correto da suspensão.

A alteração na função do amortecedor, pode decorrer de diversos fatores, além da peça em si. O conjunto é formado por dezenas de peças compostas de borracha: buchas, batentes, suportes, bandejas, coxins, coifas, etc. Estes elementos sofrem fadiga no dia a dia, sendo responsáveis pela absorção de impactos e é essencial que estejam com sua manutenção em dia, evitando folgas nas partes móveis da suspensão.

Suspensão Pushrod
Suspensão Pushrod

Fonte: Serious Wheels

Outro fator que mais gera trepidações são as folgas no aperto dos componentes da suspensão. Por fim, a mola também pode gerar vibrações na suspensão quando o material perde sua constante elástica devido sua solicitação e fadiga.

Pressão dos pneus

A falta de pressão nos pneus ou pressão fora das especificações do fabricante faz com que o pneu se desgaste irregularmente, esse desgaste irregular contribui para que o atrito entre o pneu e o asfalto gere vibrações no conjunto.

Desgaste dos Pneus Conforme a Pressão
Desgaste dos Pneus Conforme a Pressão

Fonte: Casa Grande

Essa vibração se origina quando as partes menos desgastadas (maior atrito) entram em contato com o solo freando o movimento da roda, logo em seguida a parte mais desgastada (menos atrito) entra novamente em contato com o solo deixando o movimento da roda livre, criando um ciclo de atrito inconstante dos pneus com o solo, fazendo a direção vibrar.

Calibragem dos Pneus
Calibragem dos Pneus

Fonte: Speed Hunters

Acionamento do freio

A vibração do volante pode aparecer, também, quando o sistema de freio é acionado.

Isso ocorre devido a falta de alinhamento entre o disco e pastilha, pelo disco que pode estar empenado ou mesmo pela falta de aperto nos componentes do freio como pinça, pastilha e disco.

2010 Ford Mustang
2010 Ford Mustang

Fonte: Serious Wheel

A falta de alinhamento entre os componentes transfere incorretamente a pressão das pastilhas sobre o disco, prejudicando a eficiência da frenagem e o sistema entra em ressonância gerando vibrações perceptíveis no volante do veículo.

Problemas na transmissão

Problemas na homocinética ou nos rolamentos podem acarretar em vibrações no sistema de direção do veículo.

Folga nas juntas homocinéticas ou mesmo, juntas quebradas, pode provocar problemas causando diferença nas rotações da saída do câmbio com as rodas, provocando trancos e até mesmo vibração no sistema que é posteriormente transferido a direção. As juntas homocinéticas podem criar folgas devido o ressecamento da borracha ou mesmo quando as coifas em mal estado permitem a passagem de poeira e água.

Junta Homocinética
Junta Homocinética

Fonte: Deviant Art

Rolamentos com defeito ou quebrados dificultam a rotação entre suas paredes, essa dificuldade de rotação gera vibrações que são transmitidas para o volante.

Problemas no motor

Problemas no motor também podem provocar vibrações no sistema de direção, porém, diferente dos demais problemas citados, este é mais difícil de ser detectado e pode ter diversas origens. Recomendamos que sejam feitas as manutenções programadas sempre, para evitar problemas com este e os demais componentes do veículo.

Confira nos vídeos abaixo as principais origens de vibração no volante do veículo.

Dr. Mecânico explica a causa de trepidações no volante do canal Cidade Verde

Vibração do volante do Canal Auto Esporte

Problemas de vibração no volante do seu veículo do Canal do Testa

Crédito de foto de capa do blog: Shutterstock

Crédito da matéria: Minuto Seguro, Carro de Garagem, Michelin

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Amortecedores
Molas da Suspensão
Barra Estabilizadora
Batentes e Coxins
Bandeja Da Suspensão

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica