Veja a seguir as principais causas de vibração no volante do veículo e como solucioná-las de forma rápida, fácil e segura.
Vibração no volante é um problema muito comum e pode ser originado por diversos fatores como suspensão, direção, freio, transmissão, motor ou até mesmo decorrente da falta ou excesso de pressão nos pneus.
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A vibração no volante expõe os passageiros a uma série de riscos a partir do momento que o carro perde estabilidade e tem sua dirigibilidade comprometida. Pensando nisso, listamos as principais causas deste problema.
Falta de balanceamento e alinhamento
A principal fator de causa de vibração no volante é a falta de alinhamento ou balanceamento do veículo.
O balanceamento é responsável pela distribuição de massa nas rodas, garantindo melhor estabilidade e, consequentemente, melhor dirigibilidade para o veículo.
O alinhamento define os ângulos de ajuste das rodas do veículo quando está em repouso (steady-state), ele é o responsável por definir os ângulos de caster, convergência e cambagem da roda do veículo garantindo melhor dirigibilidade para o veículo tanto em reta quanto em curva.
Tanto o balanceamento quanto o alinhamento do veículo devem ser feitos de acordo com as especificações do fabricante do veículo.
Fonte: Siga-Bem
A falta do balanceamento das rodas e alinhamento de suspensão com regularidade, faz com que o veículo perca a distribuição correta de peso e os ângulos de suspensão característicos das rodas com o decorrer do uso do carro, perdendo o alinhamento e aumentando as folgas no sistema de suspensão e direção, fazendo com que o volante trepide em altas e baixas velocidades dependendo do tempo que o veículo ficou sem a manutenção.
Recomenda-se que o balanceamento e alinhamento sejam feitos a cada 10.000 km.
Defeitos na suspensão
A suspensão pode causar trepidação no sistema de direção, causada pelo mau funcionamento ou pela falta de manutenção dos componentes do sistema.
Na maioria das vezes o problema é causado por defeito nos amortecedores (um dos componentes mais solicitados do veículo) na qual a constante de amortecimento sofre uma alteração, comprometendo o funcionamento correto da suspensão.
A alteração na função do amortecedor, pode decorrer de diversos fatores, além da peça em si. O conjunto é formado por dezenas de peças compostas de borracha: buchas, batentes, suportes, bandejas, coxins, coifas, etc. Estes elementos sofrem fadiga no dia a dia, sendo responsáveis pela absorção de impactos e é essencial que estejam com sua manutenção em dia, evitando folgas nas partes móveis da suspensão.
Fonte: Serious Wheels
Outro fator que mais gera trepidações são as folgas no aperto dos componentes da suspensão. Por fim, a mola também pode gerar vibrações na suspensão quando o material perde sua constante elástica devido sua solicitação e fadiga.
Pressão dos pneus
A falta de pressão nos pneus ou pressão fora das especificações do fabricante faz com que o pneu se desgaste irregularmente, esse desgaste irregular contribui para que o atrito entre o pneu e o asfalto gere vibrações no conjunto.
Fonte: Casa Grande
Essa vibração se origina quando as partes menos desgastadas (maior atrito) entram em contato com o solo freando o movimento da roda, logo em seguida a parte mais desgastada (menos atrito) entra novamente em contato com o solo deixando o movimento da roda livre, criando um ciclo de atrito inconstante dos pneus com o solo, fazendo a direção vibrar.
Fonte: Speed Hunters
Acionamento do freio
A vibração do volante pode aparecer, também, quando o sistema de freio é acionado.
Isso ocorre devido a falta de alinhamento entre o disco e pastilha, pelo disco que pode estar empenado ou mesmo pela falta de aperto nos componentes do freio como pinça, pastilha e disco.
Fonte: Serious Wheel
A falta de alinhamento entre os componentes transfere incorretamente a pressão das pastilhas sobre o disco, prejudicando a eficiência da frenagem e o sistema entra em ressonância gerando vibrações perceptíveis no volante do veículo.
Problemas na transmissão
Problemas na homocinética ou nos rolamentos podem acarretar em vibrações no sistema de direção do veículo.
Folga nas juntas homocinéticas ou mesmo, juntas quebradas, pode provocar problemas causando diferença nas rotações da saída do câmbio com as rodas, provocando trancos e até mesmo vibração no sistema que é posteriormente transferido a direção. As juntas homocinéticas podem criar folgas devido o ressecamento da borracha ou mesmo quando as coifas em mal estado permitem a passagem de poeira e água.
Fonte: Deviant Art
Rolamentos com defeito ou quebrados dificultam a rotação entre suas paredes, essa dificuldade de rotação gera vibrações que são transmitidas para o volante.
Problemas no motor
Problemas no motor também podem provocar vibrações no sistema de direção, porém, diferente dos demais problemas citados, este é mais difícil de ser detectado e pode ter diversas origens. Recomendamos que sejam feitas as manutenções programadas sempre, para evitar problemas com este e os demais componentes do veículo.
Confira nos vídeos abaixo as principais origens de vibração no volante do veículo.
Dr. Mecânico explica a causa de trepidações no volante do canal Cidade Verde
Vibração do volante do Canal Auto Esporte
Problemas de vibração no volante do seu veículo do Canal do Testa
Crédito de foto de capa do blog: Shutterstock
Crédito da matéria: Minuto Seguro, Carro de Garagem, Michelin
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